Competências Instrumentais  
Por definição, as competências instrumentais, embora possuam um valor intrínseco por serem transferíveis para variados domínios da vida pessoal e profissional, constituem-se como suportes (instrumentos) fundamentais de outputs considerados essenciais pela generalidade dos inquiridos em ambos os estudos acima referidos. Assim, a utilização de competências como as de planeamento, gestão do tempo ou de comunicação oral e escrita, por exemplo, está positiva e directamente associada à probabilidade de actuar com eficácia na maioria das actividades valorizadas no meio organizacional.

Neste grupo, incluem-se também as competências linguísticas, cuja necessidade de integração nos perfis de requisitos profissionais é aceite de forma praticamente consensual. Orientados para aquisição de instrumentos essenciais de compreensão escrita, compreensão oral e expressão escrita em contexto profissional, as UCs propostas englobam duas das línguas estrangeiras de maior difusão, para além da língua portuguesa.

A reconhecida necessidade da aquisição e desenvolvimento de métodos de estudo e de organização do trabalho académico por parte dos alunos que ingressam no ensino superior recomendam a abordagem integrada destas competências. Longe de substituírem a formação científica associada aos curricula próprios de cada curso de licenciatura, duas UCs de métodos e técnicas de trabalho académico pretendem fornecer instrumentos básicos que permitam aos estudantes contactar com práticas e actividades de organização da informação com relevância em todas as áreas específicas de formação.   


Laboratório de Competências Transversais -2009