Competências Sistémicas
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Competências Sistémicas

 

Nas organizações de hoje, a abordagem do trabalho tende a ser holística, exigindo a conjugação dinâmica de conhecimentos actualizados numa área de especialização com uma percepção global dos processos de trabalho. “Gestão da qualidade total” ou “serviço total ao cliente” são exemplos de algumas das expressões que designam a necessidade de possuir uma visão integrada do trabalho. Os novos contextos e a dinâmica dos processos de tomada de decisão e de liderança requerem, mais do que nunca, a capacidade de identificar e processar eficazmente a informação. Essa realidade dá saliência acrescida ao pensamento crítico como uma competência -chave para as intervenções no meio organizacional.

Muitas destas decisões envolvem a esfera ética. Os comportamentos eticamente problemáticos parecem ser induzidos pela complexidade dos ambientes organizacionais, a qual, por um lado, dificulta a própria percepção da natureza ética das situações e, por outro, torna nebulosas as normas sociais neste domínio. Hoje, porventura mais do que nunca, os futuros diplomados precisam de reflectir sobre as dificuldades da destrinça ética e de adquirir orientações prescritivas que os conduzam a assumir condutas íntegras nos domínios pessoal e profissional. 

Finalmente, a plena integração socioprofissional dos futuros licenciados dependerá também da sua capacidade de lidar positivamente com a crescente diversidade (cultural, etária, linguística, de género) nos locais de trabalho e na sociedade em geral.



Laboratório de Competências Transversais -2009